Pesquisei em diversos sites de materiais de construção e madeireiras aqui de Porto Alegre e optei por compra a madeira na Leroy Merlin. No site haviam diversas opções mas, chegando lá deparei-me com um funcionário com uma extrema má vontade para atender e uma fila de pessoas reclamando do atendimento do vivente.
Diante da minha falta de tempo para ir em outras loja optei por seguir o dito popular: Se já está no inferno abrace o capeta (apesar que a vontade era socar o infeliz).
Havia levado inclusive um plano de corte (vide abaixo) no qual iria fazer apenas os principais já que não iria caber a chapa no carro sem os cortes.
A escala era 1:10 exatamente para facilitar na hora de explicar os cortes. |
Mas, como nem tudo sai como a gente planeja, pra não me stressar mandei cortar a chapa em 4 partes e era isso.
Baseado no plano de corte o projeto seria mais ou menos como na maquete abaixo em escala dez vezes menor:
Baseado nas novas placas refiz o plano de corte do MDF conforme abaixo:
Novo plano, inclusive com notas. |
Depois disso foi partir para o corte da madeira. Algo fácil, já que adquiri ferramentas para isso. Certo? Ah, mas a vida é uma caixinha de surpresas (já dizia Joseph Climber).
Leigo no assunto, comprei apenas uma serra para a máquina tico-tico e esta serra não é para recortes, apenas cortes retos (que nem ficaram tão retos assim, hahahahahah).
Como sou teimoso e queria fazer logo, o resultado foi que os recortes não ficaram tããããão perfeitos. Tive que lixar muito para emparelhar.
Como sou teimoso e queria fazer logo, o resultado foi que os recortes não ficaram tããããão perfeitos. Tive que lixar muito para emparelhar.
Abaixo as (poucas) fotos:
Detalhe: Na hora em que fui fazer os cortes optei por um ajuste de última hora.
Aumentei a largura (80cm - ficará 84cm total) e reduzi a profundidade (53cm).
Aumentei a largura (80cm - ficará 84cm total) e reduzi a profundidade (53cm).
De altura serão 78cm no total, sendo que a base será 2cm suspenso para que as laterais sirvam como pé, evitando que a madeira fique em contato direto com a superfície em que será apoiado o Arcade.
Dois fatores fizeram eu mudar o projeto.
O 1º foi o maior conforto para jogar entre 2 players e o 2º fator é que desta forma diminuiria o número de cortes na madeira, mantendo o corte original que é muito reto, deixando o acabamento "menos pior".
Por hora faltam ainda a divisória superior onde serão colocadas as caixas de som (estou estudando uma possibilidade para deixar o botão de volume da caixa acessível) e como farei a fixação do monitor que apesar de ser LCD é um pouco antigo e pesado, dando-me receio de que possa causar algum dano no aparafusamento das madeiras.
Um depende do outro.
Um depende do outro.
Abaixo a ideia inicial para disposição dos botões:
Buenas, se lembrar de algo ou alguma ideia que tenha ficado de fora destas postagens antes de retomar o projeto (que ocorre sempre nos finais de semana quando sobra tempo da vida), postarei, sem dúvidas.
Até lá.
Ola, gostei muito do seu arcade e estou pensando em montar um tambem, gostaria de saber qual a espessura da madeira que você utilizou para montar o seu? Obrigado.
ResponderExcluirEu usei MDF de 18mm. Mas acho que 15mm é suficiente. Apenas o suporte do monitor que eu recomendo ser de uma espessura maior, já que ele terá que suportar o peso do monitor (no meu caso é uma TV/monitor de 24" mais antiga e bem pesada para os padrões atuais).
Excluir